top of page

Equinócio de Outono

  • Foto do escritor: Arwen
    Arwen
  • 22 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de jan.

20/03/2019


Boa noite meus amores,


Mabon é o equinócio de Outono (hemisfério Sul: 20 -23 de março), é a chegada do fim da colheita, neste período somos convidados a expressar gratidão por toda a abundância que colhemos em nossas vidas, assim como pelas conquistas que vem de nossos esforços.


No Equinócio de Outono, Mabon nos lembra de que o sucesso requer dedicação, persistência e, por vezes, sacrifícios, durante este período o equilíbrio entre razão e emoção é ressaltado, pois o dia e a noite se igualam na mesma duração. Então vamos refletir sobre a nossa colheita pessoal e ponderar o que foi positivo e negativo, esperar do universo sem empreendermos esforços pessoais, é nulo, ou seja, não teremos colheitas e não poderemos reclamar.


Como vocês sabem sou sacerdotisa de Hecate e esse ano faço novamente a roda do ano com ela, para minha celebração de Mabon além de ter os aspectos festivos e observância do equinócio, celebro a descida de Kore/Perséfone ao submundo, onde Hécate entrega o cetro de rainha para ela.


Quando Perséfone desce ao submundo percebemos que ela leva a fertilidade da terra junto com ela e na observância podemos ver como a terra vai ficando mais fria e improdutiva, nos convidando a fazer uma reflexão e introspecção e nesse caminho encontramos Hécate a Condutora, com ela percorremos uns dos caminhos de nossos ancestrais trabalhando o autoconhecimento e sacerdócio, nos preparando para uma descida mais profunda em seus mistérios em Samhain, isso é apenas resumo do resumo dessa roda.


Vamos ver aqui algumas formas de celebração nesse dia especial:


Altar sazonal: Decore um espaço em sua casa com símbolos do outono, com folhas secas, abóboras, maçãs, nozes entre outros. Adicione velas que representem as cores do outono, como laranja, marrom e dourado.


Ritual de Gratidão: Reserve um tempo para refletir sobre as bênçãos em sua vida e expressar gratidão pela colheita, tanto literal quanto simbólica. Você pode fazer isso através de meditação, escrever no seu livro das sombras ou compartilhar suas gratidões com amigos e familiares durante um jantar especial.


Refeição Sazonal: Prepare uma refeição especial com ingredientes da estação. Pratos como abóbora assada, maçãs cozidas, creme de abóbora (adoro) ou uma torta de maçã, pães feitos com grãos de sua preferencia, bolos são escolhas assertivas para a celebração.

Se for possível, faça atividades ao ar livre: Aproveite o tempo no meio da natureza para conectar-se com a Terra durante esta época de transição. Faça uma caminhada mesmo que em um parque, recolha folhas caídas para usar em projetos criativos ou simplesmente passe um tempo sentado ao sol, absorvendo a energia da estação.


Ritual de Equilíbrio: Como o Solstício de Mabon marca o equinócio de equilíbrio entre o dia e a noite, realize um ritual para celebrar e buscar equilíbrio em sua própria vida, como: meditação, dança, yoga, feitiços ou outras práticas espirituais que ajudem a se sentir centrada(o) e equilibrada(o).


Honre os deuses e deusas da colheita: Se você segue um panteão convide os deuses e deusas associados à colheita, se cultua uma divindade especifica, busque pelo epiteto mais próximo a colheita ou mesmo a face dela(e) ancião, faça rituais, orações, oferendas ou outros que condiz com sua prática espiritual.


É importante dizer que a maneira a ser celebrado pode ser e deve incluir suas crenças e vivencias pessoais, pois, cada um pode adaptar conforme suas experiencias. O mais importante é aproveitar o tempo para se reconectar com a natureza, expressar gratidão e celebrar a colheita abundante em sua vida.


Que Hecate os guiem em vossos conhecimentos e aprendizados nessa nova jornada.


Texto escrito por Sonia Dias - da Tocha de Hécate

Imagem retirada da internet.


Atenção: Conforme lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 é proibido reprodução total ou parcial desse texto sendo ela de forma comercial ou não ou por meios de comunicação sem autorização do autor.

 
 
 

Comments


bottom of page